top of page
moqueka

Por que X-Men '97 é a grande surpresa de 2024?

Atualizado: 8 de jun. de 2024


ree

Possivelmente, um dos temas mais cansativos para quem acompanha o universo dos heróis é a 'crise' do MCU. Desde que a pandemia começou, há esse debate sobre se a Marvel está morrendo, se a era dos heróis no cinema vai acabar. A realidade é que o formato possivelmente se desgastou, mas histórias bem contadas, que não parecem ter saído diretamente de uma fábrica, sempre encontrarão espaço. E é aqui que surge a surpresa de "X-Men '97".


A primeira questão é: por que a animação é considerada hoje uma mídia inferior? Recentemente, todos pararam para ver o sucesso dos filmes do "Homem-Aranha no Aranhaverso" e ficaram encantados com todo aquele espetáculo visual. Então, por que manter personagens tão vivos presos a trajes de nanotecnologia sem cores, sempre trazendo super celebridades de Hollywood para interpretar esses papéis?


"X-Men '97" é hoje um fenômeno cultural muito maior do que qualquer "Homem-Formiga" em qualquer lugar estrelando o super Paul Rudd. A animação é um formato poderoso e maior do que algo infantil. A possibilidade de criatividade que ela permite é imensa e muito mais imersiva do que efeitos caríssimos para distorcer o rosto de um ator na tentativa de trazer o M.O.D.O.K.


X-Men '97
Reprodução/X-Men '97

A outra questão é o retorno dos queridos mutantes, que estiveram completamente ausentes da mídia desde o início da conversa sobre a compra da Fox pela Marvel. Esse afastamento se refletiu em coisas catastróficas, como o último "Marvel Vs Capcom" não incluir sequer o Wolverine ou personagens das HQs deixando de serem mutantes para serem chamados de outra categoria. No momento dessa suposta crise, fica claro o quanto esses personagens tão amados faziam falta e que, apesar de serem mutantes, trazem uma história tão humana. Os X-Men foram criados na década de 60 para refletir todo o debate sobre os direitos dos grupos minoritários estadunidenses daquela época, mas, ao invés de se tornarem obsoletos com o tempo, acabaram se tornando mais atuais do que nunca.


X-Men é uma trama que se conecta conosco de formas muito diferentes do habitual para esses super personagens, pessoas perseguidas e que se relacionam aos próximos como família. Você pode até não morrer de paixão por algum, mas vai gostar de alguém do grupo principal. Se some a isso a decisão de trazer Magneto supostamente ao lado dos X-men, um dos personagens mais interessantes de todo esse universo sendo visto com outro olhar e como ele mesmo diz ‘’Eu estou tentando ser melhor’’.


X-Men '97
Reprodução/X-Men '97

X-Men '97 injeta vida em tudo, com seus personagens, com seus estilos e com a vontade de contar uma história sobre eles, não apenas preocupada em conectar com o próximo produto. A aparição do Capitão América foi bem-vinda, mas ele não está lá em função de uma suposta nova animação do personagem, mas para agregar à história dos mutantes.


Em suma, X-Men '97 é um espetáculo visual, criativo, conta uma história humana e que todos podem assistir e entender sem precisar consumir outros trezentos produtos prévios ou entender que cada personagem é para outro produto que vai sair depois. Assistir a série anterior é ótimo? Sim, mas quem escreve se apaixonou só com memórias dos filmes antigos e flashes de X-men Evolution da infância.


Mesmo com o boom dos efeitos digitais, é hora de voltarmos a acreditar no poder de uma boa animação e um produto que em todo lugar que você vê tem muito carinho envolvido.


Comentários


bottom of page