7 Documentários Brasileiros
- Victor Lee
- 7 de ago.
- 4 min de leitura

Da ideia, surge a pauta. Da pauta, vem a pesquisa. Com a pesquisa, nasce o roteiro que nos revela o verdadeiro sentido da história, história essa que nos permite entender, com outros olhares de outras pessoas, o que a ideia pode transmitir. Com uma câmera na mão, tudo pode mudar: dados, estudos, personagens, momentos marcantes e aspas que nem um dramaturgo poderia pensar. E se pensa, vira documentário.
Nesta quinta-feira, 7 de agosto, celebramos um dos gêneros mais objetivos e reflexivos do audiovisual: o documentário. Para marcar a data, o Moqueka preparou uma lista de 7 filmes que exploram a realidade, a subjetividade e a educação como ferramentas de reflexão. Essas obras destacam a importância da investigação e da pesquisa, reforçando cada vez mais a relevância do gênero no Brasil.
Cabra Marcado Para Morrer
O documentário explora a história de um líder camponês assassinado pela ditadura militar, misturando a reconstituição de eventos com depoimentos reais para discutir a luta pela terra e as consequências da repressão política no Brasil.
Considerado por muitos um dos melhores documentários já feitos, Cabra Marcado Para Morrer começa na década de 60, quando o líder camponês João Pedro Teixeira é assassinado a mando de latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, encenadas pelos próprios camponeses, são interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto para reencontrar a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, que foram espalhados pela repressão.
O filme, então, foca na trajetória de cada um deles. Através de suas lembranças e de imagens do passado, a obra evoca o drama de uma família de camponeses durante os anos do regime militar.
Ano: 1984
Duração: 1h 59min
Direção: Eduardo Coutinho
Roteiro Eduardo Coutinho
Elenco: Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos
Jogo de Cena
Com uma abordagem experimental, o filme explora a delicada fronteira entre realidade e ficção. A obra reflete sobre a memória, a identidade feminina e o poder da arte de revelar verdades, ao trazer mulheres que narram suas próprias histórias de vida em um teatro.
Para a produção, 83 mulheres responderam a um anúncio de jornal e contaram suas histórias em um estúdio. Vinte e três delas foram selecionadas para serem filmadas no Teatro Glauce Rocha, em junho de 2006. Meses depois, em setembro, várias atrizes interpretaram essas histórias, criando um jogo de cena que borra as fronteiras entre o que é real e o que é encenado.
Ano: 2007
Duração: 1h 45min
Direção: Eduardo Coutinho
Roteiro Eduardo Coutinho
Elenco: Marília Pêra, Fernanda Torres, Andréa Beltrão
AmarElo - É Tudo Pra Ontem
O documentário retrata da criação do show "AmarElo" de Emicida, além de traça um paralelo entre a história da cultura negra brasileira e a relevância de artistas negros na atualidade. A obra explora temas como ancestralidade, racismo e a importância de ocupar espaços. Além de se conectar de forma impecável com o álbum musical do artista, o filme consegue retratar com profundidade a realidade social do Brasil. Ano: 2020
Direção: Fred Ouro Preto Elenco: Emicida, Fernanda Montenegro, Pabllo Vittar
Filho da Mãe
O documentário "Filho da Mãe" é o último projeto assinado pelo comediante, que faleceu em 2021. O filme acompanha Paulo e sua mãe, Dona Déa, a inspiração para a icônica personagem Dona Hermínia em uma turnê musical pelo Brasil. Com imagens inéditas e depoimentos comoventes, a obra revela a intimidade entre mãe e filho. Fotos e vídeos da infância de Paulo, nunca antes vistos pelo público, e depoimentos de amigos e familiares complementam o registro, demonstrando o amor e o legado do artista. Ano: 2022
Duração: 1h 51min
Direção: Susana Garcia, Ju Amaral
Elenco: Paulo Gustavo
Santiago
"Santiago" (2007), dirigido por João Moreira Salles, é um documentário que vai além de uma simples biografia. A obra explora a vida de Santiago Badariotti Merlo, mordomo da família do diretor por 30 anos. Já o projeto foi iniciado em 1992, mas abandonado por Salles, que não conseguia editar o material. Treze anos depois, em 2005, ao revisitar as filmagens, ele descobre que a história não era apenas sobre o mordomo, mas sobre as próprias dificuldades de se fazer um documentário, dando um novo e mais profundo significado à obra.
Ano: 2007 Duração: 1h 20min
Direção: João Moreira Salles
Roteiro João Moreira Salles
Meninas
O documentário acompanha o cotidiano de três adolescentes que engravidaram precocemente em diferentes contextos sociais no Rio de Janeiro. O filme aborda a questão da gravidez na adolescência, a maternidade e as dificuldades enfrentadas por jovens mulheres nas periferias.A obra acompanha a história de três adolescentes grávidas. Evelin, de 13 anos, está esperando um filho de um ex-traficante de 22 anos. Luana, de 15, planejou a gravidez para ter um filho "só para ela". Edilene, de 14, está grávida de Alex, que também engravidou a vizinha Joice. O documentário segue o cotidiano desses jovens ao longo de um ano, explorando suas vidas e os desafios da maternidade precoce.
Ano: 2006
Duração: 1h 11min
Direção: Sandra Werneck
Roteiro Bebeto Abrantes
Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos
O documentário presta uma homenagem à vida e obra de Dorival Caymmi. A produção utiliza depoimentos de familiares e amigos, e imagens de arquivo, para revelar o universo particular do músico baiano, destacando seu amor pela família, pela Bahia e pelo mar, que foram a grande inspiração de sua arte.
Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, dirigido por Daniela Broitman, explora a trajetória do cantor e compositor que revolucionou a música brasileira e influenciou movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. O filme mistura trechos de uma entrevista inédita com Caymmi, realizada em 1998, onde ele compartilha histórias e revela seu processo criativo, com depoimentos de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso. Além disso, a obra inclui performances improvisadas de músicas icônicas como “Quem Vem pra Beira do Mar” e “Marina”. Ano: 2024 Duração: 1h 30min Direção: Daniela BroitmanRoteiro Daniela Broitman
Elenco: Danilo Caymmi, Dori Caymmi (II), Nana Caymmi
Comentários