top of page
moqueka

CRÍTICA | Fúria Primitiva (2024) é a maior façanha de Dev Patel?

Fúria Primitiva

É um pássaro? É um avião? Não. É o Monkey Man! Um personagem à la John Wick, ou seja, movido por vingança. Em “Fúria Primitiva”, conhecemos a jornada de um jovem sem nome  que ganha a vida em um brutal clube de luta underground, onde todos são conhecidos por nomes de animais específicos. Durante suas idas e vindas, ele é espancado por lutadores mais populares em troca de dinheiro, sempre sob uma máscara de macaco .


Após passar anos reprimindo a raiva causada por um trauma na infância, o protagonista consegue encontrar uma forma de se vingar daqueles que assassinaram sua mãe. Inspirado na lenda hindu de Hanuman, o personagem de Patel personifica as virtudes do heroi mitológico, um ser musculoso com cabeça de macaco, dotado de superpoderes e associado ao altruísmo e a devoção. 


Monkey Man Foto 1
Foto: Reprodução/ Diamond Films

À medida que um trauma de sua infância ressurge, as misteriosas marcas em suas mãos tornam-se instrumentos de justiça, desencadeando uma saga explosiva de vingança contra aqueles que tiraram tudo dele. Com uma narrativa intensa e repleta de ação, "Fúria Primitiva" explora os limites da dor, da redenção e da capacidade de superação. 


Na direção e no roteiro, Dev Patel consegue extrair tudo que aprendeu como ator em suas vivências cinematográficas. O filme tem uma visão muito própria do que ele queria transmitir ao público, além de ser uma “montanha-russa emocional”, enquanto acompanha o herói em sua busca por justiça e paz interior em meio ao caos da vida urbana.


“Lá Vem o Homem Macaco Correndo Atrás de Mim”


Monkey Man Foto 2
Foto: Reprodução/ Diamond Films

Após a febre da violência gratuita nos filmes de ação e a renovação do gênero em 2014 com a chegada de "John Wick", várias obras subsequentes tentaram se reinventar, como "Resgate" (2020), "Beekeeper" (2024) e "Contra o Mundo" (2024). No entanto, poucos conseguiram sustentar tão bem o impacto quanto as estreladas por Keanu Reeves, exemplos de The Equalizer (2014) e Nobody (2021) . Em "Fúria Primitiva", Dev Patel tenta ser ainda mais ousado, atrelando não só a violência e as cenas de ação frenéticas, mas também abordando temas fortes da Índia, como religião, política e o embate de gênero.


Além das críticas ao país de uma forma sutil, a obra traz toda a ferocidade de um filme de ação com bons enquadramentos de câmera, coreografias bem executadas e uma carnificina sem fim. Um dos diferenciais do longa  é que, mesmo com um super gancho de referências, ele ainda é muito pessoal para o diretor.


Monkey Man Foto 3
Foto: Reprodução/ Diamond Films

Muitos podem se questionar sobre os ideais teológicos apresentados, mas isso não tira o brilho da obra; pelo contrário, enriquece a trama trazendo novos elementos para apresentar Hanuman e como isso reflete nos aprendizados e desafios enfrentados pelo herói . Outro ponto interessante é a influência do produtor Jordan Peele ("Corra!", 2017) em cenas que transbordam da realidade para o misticismo.


Independentemente de ser um trabalho novo, é notório ver o quanto Patel se destacou ao mostrar todas as suas técnicas e ideias para um roteiro original. No entanto, isso acaba resultando em falhas que naturalmente serão superadas em futuros filmes. Esse ponto é válido para a forma como ele apresenta os dois lados da cidade, algo clichê em determinados aspectos e já visto em outros filmes que retratam partes do Sul da Ásia. Apesar disso, fazer o básico não é necessariamente ruim, especialmente quando as propostas feitas por ele funcionam muito bem.


Veredito “Adventure Of A Lifetime”


“Fúria Primitiva” é a primeira façanha de Dev Patel como diretor e ele já de cara mostra a que veio. Mesmo com seus momentos lentos para apresentar a trama e seus flashbacks, o filme é frenético, sagaz e ousado ao trazer referências diretas a “John Wick”, o que só melhora o enredo e os personagens, especialmente o protagonista.


Monkey Man Foto 4
Foto: Reprodução/ Diamond Films

Para quem gosta do trabalho do ator, é de extrema importância conhecer esse novo lado dele e aproveitar um ótimo filme de ação. Vale ressaltar que a violência é bem explícita e pode causar sensações de desconforto, mas isso não impede que você fique ainda mais envolvido para curtir esse grande filme do Senhor Patel.


Nota: 4/5



Comments


bottom of page