top of page
moqueka

LISTA | Uma breve história do Slasher, seus maiores vilões… e um bônus

Atualizado: 8 de jun. de 2024


Slasher

Dos subgêneros do terror, o Slasher provavelmente tornou-se o mais popular e aclamado pelo público. Ao longo das décadas, filmes e franquias foram centradas em torno de um antagonista assassino visceral e serial, dando origem aos mais famosos vilões do terror nos cinemas.


Tendo sido oficialmente estabelecido durante os anos 70, as inspirações do subgênero são mais antigas. Obras literárias e peças teatrais no início do século XX são tidas como precursoras desse estilo. Contudo, as grandes influências viriam durante a década de 1960. Filmes como: "Psicose" de Hitchcock, "Tortura do Medo" de Michael Powell e o italiano "Banho de Sangue", serviram de referência para os grandes clássicos do Slasher.


LEATHERFACE - O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)


Foto 2 - Leatherface
Foto: Reprodução/ Vortex

O primeiro nome da lista não poderia ser outro. "O Massacre da Serra Elétrica" de 1974 é comumente tido como o primeiro da leva dos grandes clássicos do subgênero, pois estabeleceu uma série de elementos que viriam a ser fundamentais futuramente. Mas acima de tudo, um antagonista marcante, nesse caso, o bizarro Leatherface.


Dirigido por Tobe Hooper, acompanhamos dois jovens irmãos que em companhia de alguns amigos, vão conferir um possível vandalismo ao túmulo de seu avô. Após verificarem que estava tudo certo com a lápide, a van do grupo fica sem combustível, fazendo-os parar na fazenda dos Hardesty atrás de gasolina, onde conhecem seu antagonista.


O longa foi produzido com um orçamento limitadíssimo até para a época, 300 mil dólares. Contudo, se tornou um grande sucesso, arrecadando mais de US$30 milhões. O filme teve uma grande sacada de marketing, sendo divulgado como um caso real. Por mais que a história seja uma ficção, Leatherface foi parcialmente baseado em real assassino em série, o americano Ed Gein.


Mesmo que a obra possua um tom crítico à sociedade americana, o que realmente ficou para a posteridade foi a série de eventos que se tornaram a marca do Slasher. Como: A "Final Girl" uma jovem protagonista feminina que enfrenta o antagonista até ser a última a sobrar de seu grupo, o assassino em série pouco comunicativo, mas com uma aparência marcante e os assassinatos de jovens namorados durante suas relações sexuais.


MICHAEL MYERS - HALLOWEEN (1978)


Foto 3 - Michael Myers
Foto: Reprodução/ Universal Pictures

Considerado por muitos como o melhor filme da categoria, "Halloween" entregou um dos antagonistas mais marcantes e longevos do cinema, tendo sido o grande vilão de 12 longas até o momento. Myers foi a evolução necessária para esse subgênero, logo em sua primeira cena, John Carpenter mostrou do que o ainda jovem Michael era capaz.


Durante o dia das Bruxas em 1963, na pacata cidade Haddonfield um garoto de 6 anos matou sua irmã com uma faca, seu nome era Michael Myers. 15 anos depois, novamente durante o Halloween, Michael foge de seu sanatório e começa a observar e perseguir um grupo de jovens que viriam a ser suas novas vítimas, entre elas, Laurie Strode.


Assim como "O Massacre da Serra Elétrica", "Halloween" foi um sucesso estrondoso entre público e crítica. Mesmo possuindo um modesto orçamento de 300 mil dólares, o longa foi exaltado por seu grande trabalho técnico, marcando o nome de John Carpenter na história do cinema e arrecadando 70 milhões de dólares nas bilheterias.


JASON VOORHEES - FRANQUIA SEXTA-FEIRA 13


Foto 4 - Jason Voorhees
Foto: Reprodução/ Warner Bros.

Definitivamente Jason Voorhees se tornou um dos personagens mais universalmente reconhecíveis na história do cinema. Ao olhar sua máscara de hockey, a associação é instantânea, e não é por menos, o personagem participou de 11 filmes da franquia, um spin-off/crossover, 3 jogos e uma série.


Inspirado pelo sucesso de "Halloween" , a história do filme de 1980 se apresenta de forma bem simples. Após 20 anos fechado por conta de assassinatos misteriosos, o Acampamento Crystal Lake foi reaberto e um grupo de jovens pretende dar uma nova vida ao local. Contudo, esse lugar continuava muito perigoso e a nova série de mortes mostra bem isso.


Aqui temos um caso curioso, no primeiro e mais marcante filme da franquia, Jason só aparece rapidamente, bem na cena final e com um visual nem um pouco parecido com o que foi consagrado. O verdadeiro vilão da obra original não é ele e sim sua mãe, no segundo longa Jason iria aparecer com um saco na cabeça. Então, finalmente em "Sexta-Feira 13 - Parte 3" (1982) Jason utiliza sua clássica máscara de hockey.


FREDDY KRUEGER - A HORA DO PESADELO (1984)


Foto 5 - Freddy Krueger
Foto: Reprodução/ Warner Bros.

Particularmente, Freddy Krueger é o vilão de slasher favorito deste que vos fala. O saudoso Wes Craven criou um personagem que rompe todas as barreiras até aqui, diferentes dos outros antagonistas o Freddy não se limita ao mundo físico, invadindo os momentos mais íntimos de suas vítimas, seus sonhos.


Após a adolescente Tina Grey ter um pesadelo bizarro em que era confrontada por um assassino com garras, coisas remanescentes desse sonho vão se mostrando para ela e seus amigos enquanto acordados. A garota é morta por algo sobrenatural e invisível, e como era algo inexplicável, seu namorado leva a culpa. A partir desse momento os amigos de Tina vão sendo invadidos por esse homem dos pesadelos, que era nada mais nada menos que Freddy Krueger.


A Hora do Pesadelo toca em pontos que lhe diferenciaram de todos os outros filmes de terror Slasher. Aqui, não adianta você correr ou até mesmo revisar, o Freddy vai te pegar, ele atua na psicose de suas vítimas. Independente do quanto você tente, todos precisam dormir, o confronto com o sono é inevitável, o que torna Freddy Krueger o mais cínico, sádico e ameaçador de todas as estrelas do Slasher.


CHUCKY - BRINQUEDO ASSASSINO (1988)


Foto 5 - Chucky
Foto: Reprodução/ MGM

O filho do capeta, o mochila de criança, o boneco dos infernos, Chucky, o brinquedo assassino. Todos os outros membros dessa prestigiosa lista eram personagens imponente, amedrontadores, com uma clara identificação ao perigo, mas Chucky vai na contramão. Um brinquedo de criança possuído por um assassino acabou se tornando um pesadelo para muita gente ao longo das décadas.


O serial-killer Charles Lee Ray está fugindo de ser capturado pela polícia quando leva um tiro, mas consegue se arrastar até uma loja de brinquedos. Então ele toma a decisão mais lógica possível, fazer um ritual voodoo e transferir sua alma para um boneco, assim fugindo da polícia e se tornando imortal. No dia seguinte, o brinquedo transmutado se torna presente de aniversário do pequeno Andy e durante a noite ele começa sua série de assassinatos.


Esse longa traz um sentido e visão quase que oposta a dos seus pares do Slasher. O assassino não é um brutamontes com uma serra elétrica ou um demônio dos sonhos com garras, mas sim, um boneco. A ironia presente na caracterização do personagem central já mostra o quão autoconsciente o filme é sobre seu personagem, trama e gênero.


GHOSTFACE - PÂNICO (1996)


Foto 7 - Ghostface
Foto: Reprodução/ Dimension Films

Novamente um filme/personagem do lendário Wes Craven na lista. Ghostface simboliza algo maior do que um mero serial killer, ele comanda a volta dos filmes Slasher para o amor do público. Seu visual icônico virou uma marca da franquia, além de ser sucesso nas festas de Halloween. Sua máscara é inspirada na pintura "O Grito" de Edvard Munch, que inglês é chamada "The Scream" enquanto a franquia Pânico no idioma original chama-se "Scream"


O telefone toca e ao ser atendido um voz desconhecida pergunta "Qual o seu filme de terror favorito?". A pequena cidade de Woodsboro começa a sofrer com uma série de assassinatos misteriosos e a adolescente Sidney Prescott volta a ser atormentada pelo homicídio de sua mãe.


Em meio a várias sequências sem criatividade de sucessos antigos, Wes Craven e o roteirista Kevin Williamson utilizam as convenções do Slasher em seu favor. "Pânico" aborda abertamente como outros filmes do subgênero se apoiavam meramente em fórmulas e eram repetitivos. Assim, a obra possui um tom completamente satírico e metalinguístico, que ajudou a não apenas se destacar, mas gerar uma aproximação com o público.


BÔNUS - NORMAN BATES - PSICOSE (1960)


Foto 8 - Norman Bates
Foto: Reprodução/ Paramount Pictures

Como aparição bônus, o revolucionário é histórico Norman Bates. O personagem símbolo do clássico "Psicose" (e suas sequências) do grandioso Alfred Hitchcock e também protagonista da série "Bates Motel". A trama de Norman é suas icônicas cenas serviram como uma grandíssima inspiração para todo o subgênero do Slasher que viria a se popularizar nas décadas seguintes.


ART THE CLOWN - TERRIFIER (2016)


Foto 9 - Art The Clown
Foto: Reprodução/ Damien Leone

Para finalizar a lista, uma adição que pode gerar controvérsia, Art The Clown, a estrela de "Terrifier". É fato que os slashers acabaram retornando ao ostracismo durante as décadas de 2000 e 2010, com poucas produções inovativas e muitas sequências caça-níqueis. Contudo, o americano Damien Leone sentia a necessidade de um grande representante do subgênero na atualidade e assim nasceu o Art.


Durante a noite de Halloween, as amigas Tara e Dawn saem bêbadas de uma festa e se batem com o nosso palhaço assassino, que interage com elas, mas sem matar. No resto do filme Art caça as garotas e as usam como forma de tortura extremamente brutal e visceral. Esse é o grande diferencial do personagem, seus feitos bizarros e super sangrentos são uma marca.


Art penou pra estourar, aparecendo inicialmente do curta de baixíssimo orçamento "The 9th Circle", depois no filme/antologia "All Hallows' Eve", ambos com reconhecimento quase nulo. Até Leone inicia uma campanha de financiamento coletivo para um filme próprio do personagem, o que possibilitou a produção de "Terrifier" (2016). Esse primeiro filme solo conseguiu trazer certo destaque, mas sua sequência "Terrifier 2" (2022) catapultou sua popularidade, arrecadando mais de 15M de dólares nas bilheterias e se tornando febre nas redes sociais.


Commenti


bottom of page