top of page
moqueka

CRÍTICA| FIVE NIGHTS AT FREDDY'S: Freddy Fazbear's Moqueka

Atualizado: 8 de jun. de 2024


FIVE NIGHTS AT FREDDY'S

Nesta quinta (26) estreia um dos jogos mais famosos dos gêneros de terror nos cinemas. Five Nights at Freddy's dá seu pontapé inicial para uma possível franquia de filmes com intuito de encantar os fãs que curtem seus jogos e suas lores. A franquia foi criada em 2014 pelo ex-desenvolvedor de jogos eletrônicos Scott Braden.


Já em 2023, vamos poder conferir a primeira adaptação cinematográfica. Dirigido por Emma Tammi (Terra Assombrada, Fair Chase), a história acompanha Mike Schmidt, interpretado por Josh Hutcherson, um jovem que está passando por alguns problemas financeiros e familiares. Na trama podemos conhecer um pouco mais da sua história, assim entendendo seus problemas ao longo do amadurecimento.


Além de mostrar a vida do Schimidt, ela nos entrelaça com um dos mais famosos e polêmicos restaurantes familiares, Freddy Fazbear's Pizza, inaugurado nos anos 80, visando ser um lugar mágico e inovador para as crianças devido aos seus Animatrônicos, ou seja, dispositivos robóticos desenvolvidos para reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não. Felizmente, Mike vê a resposta para seus problemas monetários em um trabalho como o vigia noturno da pizzaria, que carrega um segredo obscuro e mortal.


Filme vs Jogo


FIVE NIGHTS AT FREDDY'S
Foto: Divulgação/ Universal Pictures

Uma das dúvidas mais cruéis para os fãs é de como seria o enredo da adaptação para o filme de apenas 110 minutos, já que sua lore é tão completa. Bom, essa incerteza é fácil de responder já que no roteiro temos a volta do próprio Scott que em parceria com a diretora Emma que conseguem adaptar as tramas buscando menções nos primeiros jogos da saga.


Assim como o FNAF de 2014, temos algumas referências diretas e semelhantes ao jogo, como o protagonista ter o primeiro nome de Mike e emprego de guarda-noturno, tendo que encarar os horrores da lanchonete abandonada, sendo ameaçado pelos animatrônicos. Além do ano que se assemelha com a década de 90.


Já os “Ursinhos Carinhosos”, vemos os quartos principais: Freddy Fazbear, Bonnie the Bunny, Chica the Chicken e Foxy the Pirate Fox e um fofo Cupcake. Porém, quando o sol se põe e a escuridão da noite chega, esses animatrônicos dão vida aterrorizando quem passa por ali.


Ambientação


FIVE NIGHTS AT FREDDY'S
Foto: Divulgação/ Universal Pictures

Como a história se passa em 1993, a produção conseguiu trabalhar muito bem os efeitos visuais, o figurino e os bonecos como um todo. De fato, cada detalhe da Freddy´s Fazbear's Pizza está impecável. Um bom exemplo é Stranger Things, já que o filme consegue trabalhar diversos aspectos referentes. O principal é o cenário, as TVs de tubo e os carros. Até mesmo a coloração da Obra conquista quem assiste.


Outro ponto interessante é a direção de fotografia, que com os avanços tecnológicos fazem-nos sentir parte da trama. Aqui eles conseguem ser bem criativos até mesmo com as movimentações das câmeras na ampliação de cada localização.


O que deu Errado


FIVE NIGHTS AT FREDDY'S
Foto: Divulgação/ Universal Pictures

Infelizmente, nem tudo são flores e ursinhos fofos. Por mais que o roteiro tenha ficado na mão do criador do game e da diretora, é evidente que faltou um pouco mais na criatividade. Até porque estamos falando de um longa-metragem que precisa mostrar uma conexão durante a trama, isso fica claro na apresentação de personagens como Vanessa (Elizabeth Lail), que foi simplesmente jogada de forma muito rápida para o desenvolvimento da trama como um todo.


Mesmo com uma boa dinâmica dos atores, assim como Vanessa, o roteiro nos entrega muito rápido cada detalhe, nos revelando os possíveis plots que deixariam o filme mais emocionante.


Uma coisa que senti falta foi ter mais elementos de terror e suspense como se realmente estivéssemos dentro do jogo. Porém, isso não tira o mérito e a diversão de ver o Freddy e seus amigos darem seu show. Afinal, são um dos pontos mais relevantes para ver o filme.


Veredict Freddy Fazbear's Moqueka


FIVE NIGHTS AT FREDDY'S
Foto: Divulgação/ Universal Pictures

Contudo, fiquei surpreso como foi a adaptação e digo que se você já jogou ou só quer ver um filme, vale a pena se aventurar pelos corredores da pizzaria sombria. Além de uma ótima ambientação e efeitos visuais, um grande destaque é a atriz Piper Rubio que conquista na sua atuação e nas ações com outros personagens em cena.


Por mais que tenha um roteiro rápido e repetido, a trama consegue se sair muito bem ao contar a história do Mike Schmidt e sua família. Dessa forma, é interessante poder entender e ver novas adaptações da franquia de FIVE NIGHTS AT FREDDY'S e pela primeira vez nos cinemas.


Nota: 3/5





1 Comment


Guest
Oct 31, 2023

Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼

Like
bottom of page