LISTA | 7 filmes sobre jornalismo
- João Moura
- 16 de mar.
- 3 min de leitura
O que faz você amar o jornalismo? A oportunidade de ouvir uma história totalmente inédita e emocionante? Acompanhar um registro arriscado, uma investigação complexa ou o caos e a adrenalina da busca por informação?
Bom, independentemente da sua resposta, essa lista com certeza tem um filme para você! O Moqueka separou 7 indicações de filmes sobre jornalismo para você curtir nesse fim de semana. Confira aventuras únicas e envolventes que mostram de perto o ritmo frenético das redações, a intensidade das coberturas na linha de frente e a paixão por contar histórias.
São 7 produções que abarcam áreas distintas do universo jornalístico. Seja atrás ou na frente das câmeras, dentro ou fora dos estúdios, cada jornalista tem suas responsabilidades e atribuições. Nas obras seguintes são apresentadas questões éticas da profissão, que quase sempre entram no jogo em momentos críticos.
Por maior que sejam os momentos de tensão, a honra e o dever de comunicar vêm em primeiro lugar. É um compromisso, e um prazer. Assistir a um pouco desse dia a dia pode ser tão intrigante quanto participar dele.
Por isso, sem mais enrolação, vamo pra lista!
1. Spotlight: Segredos Revelados (2015) - Direção: Tom McCarthy

Uma equipe editorial de elite do The Boston Globe investiga casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por padres que foram acobertados pela Igreja Católica. O grupo “Spotlight” aperfeiçoou-se na cobertura de pautas especiais, investindo até mais de um ano na produção de reportagens inéditas.
O longa foi vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016 e tem performances brilhantes de estrelas como Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams.
Onde assistir: Max
2. Todos os Homens do Presidente (1976) - Direção: Alan J. Pakula

No ano de 1972, um repórter do The Washington Post (Robert Redford) começa a investigar a invasão da sede do Partido Democrata. A investigação, no entanto, desencadeia uma série de eventos que vão culminar no escândalo de Watergate.
Onde assistir: Looke
3. Guerra Civil (2024) - Direção: Alex Garland

Nesse road movie eletrizante, Wagner Moura estrela ao lado de Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e Stephen Henderson. Imagine um futuro distópico em que conflitos políticos armados tomaram conta de um Estados Unidos polarizado. No fogo cruzado, a fotografia assume um papel ainda maior de preservação da democracia, mas a conduta ética dos que testemunham os horrores da guerra com suas lentes é colocada em xeque.
Onde assistir: Max
4. Aumenta que é Rock'n'Roll (2024) - Direção: Tomás Portella

Uma produção nacional que merece muito mais visibilidade. O filme conta a história da Fluminense FM, uma rádio falida que, depois de ser assumida por Luiz Antônio Mello (Johnny Massaro), ganha um tom irreverente e revolucionário e passa a ser popularmente conhecida como "A Maldita". É uma narrativa extremamente musical, cheia de personalidades marcantes da época e que faz questão de enfatizar a luta pela liberdade de imprensa durante a redemocratização política brasileira.
Onde assistir: Globo Play
5. Quase Famosos (2000) - Direção: Cameron Crowe

Acompanhe a jornada de William Miller (Patrick Fugit), um jovem escritor apaixonado por rock que realiza o sonho de participar da turnê da banda "Stillwater" como jornalista. A produção venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2001.
Fun fact: o diretor Cameron Crowe também é jornalista e viveu momentos muito semelhantes aos retratados no filme. Podemos dizer que "Quase Famosos" é "quase" uma autobiografia.
Onde assistir: aluguel no Prime Video ou YouTube
6. Zodíaco (2007) - Direção: David Fincher

Jake Gyllenhaal dá vida a um cartunista do San Francisco Chronicle que desenvolve uma obsessão pelo mistério em torno da identidade de um serial killer extravagante. A trama é baseada no caso real da investigação do assassino autodenominado "Zodíaco", que aconteceu na década de 1970 nos Estados Unidos.
Onde assistir: Max
7. O Abutre (2014) - Direção: Dan Gilroy

Em mais um papel de personalidade bastante duvidosa, Jake Gyllenhaal interpreta Louis Bloom, um cinegrafista metódico e compulsivo. Ele vai fazer de tudo para alavancar o sucesso de sua produtora independente. É um roteiro sofisticado que levanta debates sobre ética profissional e a falta de humanidade dentro do telejornalismo.
Onde assistir: aluguel no Prime Video ou YouTube








Comentários